A ÉTICA NA PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA

Tempo de leitura: 2 minutos

A ética é “um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. ” 

Efetivamente, a estica estabelece como esperamos que outros se comportem e por quê de determinadas ações e omissões. Embora exista um amplo consenso sobre alguns valores éticos (por exemplo, o assassinato é ruim), há também uma ampla variação de como exatamente esses valores devem ser interpretados na prática. 

A ética no campo da pesquisa de forma geral é o conjunto que rege a forma como as pesquisas científicas e outras são realizadas em instituições de pesquisa. 

Como é a ética aplicada na monografia? 

Quando a maioria das pessoas pensam sobre “manter a ética na monografia”, eles pensam sobre problemas que surgem quando a pesquisa envolve assuntos humanos ou animais. Embora essas questões sejam de fato uma parte fundamental de ética, também há questões mais amplas sobre os padrões de conduta. Estes incluem a importância de publicar resultados de forma transparente, não plagiar o trabalho dos outros e não falsificar o trabalho. 

A Importância da Ética na sua monografia 

  • Eles promovem os objetivos da monografia, como a expansão do conhecimento. 
  • Eles apoiam os valores necessários para o trabalho colaborativo, como respeito mútuo e equidade.  
  • Isso significa que os pesquisadores podem ser responsabilizados por suas ações. Muitos pesquisadores são apoiados por dinheiro público, e os regulamentos sobre conflitos de interesse, má conduta e pesquisa envolvendo seres humanos ou animais são necessários para garantir que o dinheiro seja gasto adequadamente. 
  • Eles garantem que o público possa confiar na monografia. Para que as pessoas apoiem e financiem um projeto relacionado ao assunto, eles precisam estar confiantes sobre ele. 
  • Eles apoiam importantes valores sociais e morais, como o princípio de não prejudicar os outros. 

Agora que você entendeu a ideia da ética no campo da produção da monografia, é importante pratica-la. Ser ético não é apenas fazer o certo, é ter a consciência de transmitir a diferentes pessoas o seu ideal transparente e concreto. o Monografis te ensina como fazer seu TCC sem falsificações ou alterações. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − quatro =